sexta-feira, 9 de abril de 2010

Central Multimídia - O que é?


Afinal, o que é uma central multimídia?

Uma central multimídia é um aparelho completo que reune todas as funções imagináveis de áudio e vídeo para seu veículo.

Dentre as principais funcionalidades podemos destacar;

Navegador GPS com mapas do Brasil atualizados

O GPS é uma das ondas do momento. Ele conta com mapa das cidades brasileiras e hoje em dia é um ítem indispensável para quem possui um carro, principalmente para quem gosta de viajar ou explorar lugares desconhecidos.

TV analógica ou digital


A central multimídia já conta com um sintonizador de TV analógica embutido. Para as regiões onde o sinal de TV Digital já esta disponível, pode-se instalar também um receptor para sinal digital, que permite que o proprietário do veículo possa assistir TV Digital no próprio carro. O sinal de TV Digital tem por característica não sofrer variações ou intereferência quando o veículo esta em movimento. Além de possuir uma resolução perfeita, sem chuviscos ou chiados na imagem.

Função Bluetooth 

Tecnologia pouco difundida que alia comodidade e segurança para quem adquirir uma central multimídia. Com esta função, você pode por exemplo, receber e fazer ligações telefônicas utilizando a própria central, sem necessidade de encostar no telefone celular, utilizando o viva-voz, pois a central já conta com microfone embutido e o som sai pelos alto falantes. Assim você evita multas e agrega segurança caso precise utilizar o telefone enquanto dirige. Ao receber uma ligação, o número de quem esta chamando, aparece automaticamente na tela da central e você pode atender com um simples toque na tela, utilizando a função Touch Screen.

Função Touch Screen

Nada mais é que a função de toque na tela, que permite que você faça todas as operações clicando diretamente na opção do menu da tela da central multimídia. 

 Função Câmera de Ré

Quem nunca teve dificuldades em estacionar em locais de difícil acesso? E aquela encostadinha no parachoque quase sem querer que as vezes acontecem. 

Com esta função, isso fica praticamente impossível de acontecer. Pois com a câmera de ré instalada na central multimídia, ao acionar-se a marcha-ré, a imagem da parte traseira do veículo é exibida automaticamente na tela da central, para que o motorista possa ter visualização total dos obstáculos ali presentes. A câmera de ré da Podiumscar possuir visão noturna e é a prova d'água.

Função RDS
Esta função mostra por exemplo o nome das estações de rádio e faixa musicais que estão sendo tocadas. Pode também, depedendo da região, mostrar informações sobre as condições do trânsito.

Alta Resolução

Todas as centrais multimídias da Podiumscar possuem tela em alta resolução, tecnologia HD TFT de 800x480 linhas. É qualidade total na exibição de imagens na sua central.

Além das funções acima especifícadas, as centrais multimídias possuem também;
  • Rádio AM/FM
  • Reprodução dos mais variados formatos de áudio e vídeo DVD/CD/DIVX/MPEG/MP3/MP4/AVI
  • Controle de IPOD
  • Amplificador 4x45w
  • Função Dual Zone (permite ouvir dvd enquanto utiliza o GPS)
  • Entradas SD e USB
  • Games
  • Display personalizável em 3 cores (para alguns modelos)
  • PIP (Picture in Picture) 
  • Função dos controles de volante
  • Interação c/ Computador de Bordo
  • Controle remoto
  • Entradas e Saídas de áudio e video
  • Saída RCA

    Sem dúvida nenhuma é um aparelho que complementa, valoriza e agrega funcionalidades e conforto ao painel de seu carro.

    Equipe Podiumscar

    Um comentário:

    1. Jah trabalho no ramo automotivo ha 10 anos, e no futuro vejo que o advento da tecnologia embarcada é mais do que uma tendencia: eh uma NECESSIDADE.

      Dentro dentre cenário, encontramos um aparelho muito interessante aos olhos do consumidor: a CENTRAL MULTIMEDIA.

      E pq ela é tao interessante assim?? Posso enumerar diversos motivos, mas os principais:
      -eh um aparelho que AGREGA valor ao veiculo
      -suas funcionalidades podem complementar ou sanar eventuais lacunas de um veículo original, como uma funçao bluetooth viva-voz/A2DP, entrada aux, dvd, gps, sd card, usb, tv e em alguns casos, ateh mesmo computador de bordo integrado, dependendo do modelo.
      -a questao da SEGURANÇA: bluetooth viva-voz "maos livres", camera de ré, aviso de radares, controle de ipod diretamente pelo aparelho (comandos no volante tbm) etc.
      -suporta diversos tipos de mídia: Cartao SD, USB Pendrive, iPod (controla pela aparelho), além da entrada auxiliar P2, CD MP3 e DVD
      -saidas de audio RCA em alta: permite ligar um modulo amplificador com muito mais facilidade e qualidade sonora (funçao raramente disponivel nos aparelho de som originais OEM)
      -saidas de video RCA: permite ligar em telas de encosto de cabeça, ou telas remotas, muito util para quem tem criança,ou simplesmente oferecer entretenimento para os passageiros.
      -entrada de audio/video RCA: permite ligar outros tipos de aparelhos como modulos de TV digital, cameras, filmadoras e ateh mesmo video games
      -entrada de camera de ré com acionamento automatico
      -na funçao DVD, consegue ler diversos tipos de arquivos, o que torna muito flexivel.

      Além disso tudo, uma grande evoluçao das centrais multimedias vem ocorrendo desde algum tempo. Isso pode ser notado devido a melhor qualidade tanto construtiva quanto funcional das centrais mais recentes, e também aos diversos modelos jah disponiveis no mercado, principalmente aqueles DEDICADOS a cada modelo/versao de veículos disponiveis no mercado.

      Porém, nada disso funcionaria bem, sem terminar esse post falando de algo ESSENCIAL para o sucesso de uma central multimedia: a INSTALAÇÃO.

      Centrais Multimedia nao sao como qualquer outro aparelho de som automotivo, sao aparelhos especificos, e que devem ser manuseados por profissionais especializados, nao somente na parte eletronica da instalaçao, mas tambem voltada a cada peculiariedade de cada automovel e sua versao.

      Como podem ver, a realidade das centrais multimedias esta cada vez mais presente nao somente nos entusiastas por carros, mas para um publico cada vez mais exigente.

      (Além das famosas centrais multimedias para New Civic, Corolla e Honda CR-V, hoje em dia jah eh possivel encontrar, mesmo aqui no Brasil, as centrais multimedias especificas para Citroen C4, Ford Focus, VW Jetta, Hyundai Santa Fé, Honda Accord, Hyundai i30, VW Passat, Audi A3 Sportsback, Peugeot 307, Chevrolet Captiva, Vectra entre outros)

      ResponderExcluir